Wireless via LED está em estudo

Atualmente são várias as maneiras possíveis de se obter acesso à internet. Bluetooth, wireless, 3G, entre outros. E se depender dos chineses em breve poderemos incluir mais uma maneira nesta lista.

É a conexão com a internet por meio de lâmpadas LED.

Explicando…

A Academia Chinesa de Ciências está realizando estudos que prometem tornar possível a transmissão de dados, inclusive internet, por meio de lâmpadas LED. Segundo eles, já foi possível estabelecer uma conexão de 2Mb, mas velocidades maiores poderão ser atingidas com o progresso da pequisa.

A transmissão é feita com o piscar da lâmpada, imperceptível ao olhar humano. Desta maneira, além da transmissão de dados, as lâmpadas podem ser usadas para iluminação.

Prós

A primeira vantagem citada pelos cientistas é o fato de que a utilização de LED é mais segura. Isso porque qualquer alteração na frequência com a qual os LED piscam pode fazer com o dispositivo perca a conexão ou mesmo que o usuário perceba, além de ser bem mais trabalhoso invadir.

Uma outra vantagem é a qualidade do sinal. Mesmo que haja uma grossa parede que separa o quarto da sala, o sinal de transmissão tende a ser o melhor em qualquer ambiente. Isso porque o ponto de transmissão não está mais concentrado em um único aparelho, mas sim pela casa inteira, se assim o usuário desejar.

Contras

O primeiro fato negativo é que por mais que a lâmpadas sejam LED, o tempo de vida delas é bem inferior se comparado ao de um roteador comum. Elas também não são tão baratas se comparadas ao cabos.

Mesmo sem um pessoa perceber, para que seja possível a transmissão a lâmpada tem que piscar, e piscar não é algo bom para lâmpadas. Esse processo faz com que sua vida útil diminua mais ainda.

Outro ponto é o consumo. Mesmo de dia, para que o acesso seja possível é necessário manter as luzes acessas.

A ideia é interessante… e você, o que acha? Deixe um comentário com sua opinião.

Fonte [Baixaki]

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: